segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Wasny conhece Instituição que cuida de 900 meninas

Chegada do dep Wasny,  Dr Kildare Meira e Erivaldo Alves

Para conhecer pessoalmente o funcionamento da “Vila das Crianças das Irmãs Maria”, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Wasny de Roure, juntamente com o presidente Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/DF, Kildare Meira e o administrador de Santa Maria, Erivaldo Alves,visitaram na manhã desta sexta-feira (29) a instituição onde moram 900 adolescentes do sexo feminino de vários estados.
Em outubro, por iniciativa da Promotoria da Infância e da Juventude do MPDFT, a Justiça reabriu um processo que investiga o enquadramento legal da Vila das Crianças. Para conhecer pessoalmente e ouvir as freiras, Wasny percorreu todo o espaço e ficou impressionado com a organização. “É um trabalho de atenção ao ser humano realizado pelas irmãs, um trabalho social de alto nível de preparação com a educação integral”.  
Café da manhã
No complexo de 20000 metros quadrados de área construída, com quatro prédios, ginásio e piscina coberta, a prioridade está voltada para os estudos. Por lá circulam centenas de jovens, 55 professoras e dezoito freiras.  
“É um projeto de grande alcance social e nós estamos dispostos a dialogar  com o Ministério Público, quem sabe convidar a Promotoria da Infância e da Juventude do MPDFT, para conhecer o local. Estamos, juntamente com a OAB, dispostos a ajudar a encontrar a melhor solução para esse impasse” ressaltou Wasny.    
Saiba mais sobre a Vila das Crianças 
 A Vila das Crianças foi fundada em 2001 e é mantida pela ordem das Irmãs de Maria de Banneux, da Igreja Católica, abriga e educa meninas em situação de vulnerabilidade social de vários estados brasileiros. Desde 2006, contudo, o lugar está na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, que retomou uma investigação sobre os critérios legais de seu funcionamento. 
Sala de informática
Recrutadas de famílias carentes e, não raro, com histórico de violência, as meninas chegam com 12 anos, quando ainda cursam o ensino fundamental, e saem depois da formatura do ensino médio — a idade-limite é de 18 anos. No tempo em que passam lá, elas podem escolher cursos profissionalizantes como secretariado, técnico de enfermagem, de saúde bucal, corte e costura.

De segunda a segunda, o tempo das  internas é dividido entre obrigações escolares, esportes, oficinas profissionalizantes, dança, coral, música e até cuidados com o jardim. Praticamente todas as atividades estão concentradas dentro de um terreno concedido pelo GDF no ano 2000 na região administrativa de Santa Maria.

MAIS INFORMAÇÕES: Vila das Crianças das Irmãs Maria Q 106 Santa Maria Sul


   





Nenhum comentário:

Postar um comentário