quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Um preconceito fragmentado


As populações ciganas constituem minorias étnicas em inúmeros países do mundo e são conhecidas por vários exônimos. O endônimo "rom" foi adotado pela "União Romani Internacional" (em romani: Romano Internacional no Jekhetanipe) e pela Organização das Nações Unidas. Assim que a Administração Regional identificou que um grupo de ciganos encontrava-se na região, uma equipe da Diretoria de Desenvolvimento Econômico dirigiu-se até o local com intuito de conhecer um pouco da vida cigana e levar políticas públicas a este povo no sentido de dar melhor qualidade de vida, chegando ao local encontraram um povo sedento por ajuda.
Em Santa Maria colocamos em prática as políticas públicas que devem ser direcionadas a todos os cidadãos, se no decurso do tempo, não terem levado nem à integração nem sequer à serena coexistência das comunidades cigana, aqui a valorização a esta cultura que de geração em geração sofrem perseguições, são assassinados e vivem sem condições sanitárias adequadas, além de não conseguirem suprir suas necessidades fisiológicas, será valorizada.
 Ao analisar a situação, começou-se a transformação na vida dos Ciganos, A Administração em parceria com o Sebrae, deu a eles a oportunidade de se tornarem empreendedor individual para a venda seus produtos culturais, e em breve começarão a fazer curso de artesanato, costura e pintura e etc. Receberam 13 banheiros químicos, água potável e atendimento a saúde bucal, exames médicos e ginecológicos. Os seus filhos serão matriculados na rede publica, assim como os adultos entrarão no programa EJA – Educação de Jovens e Adultos, a educação é fundamental na vida de um ser. O intuito maior é transformar a entidade em OSCIP – Organização da Sociedade Civil e Interesse Público.  Portanto, a Administração disponibiliza seus assessores especiais para articular no Senado Federal a criação do Estatuto dos Ciganos. “Se todos tiverem oportunidades, breve teremos um mundo melhor, vamos continuar ajudando a quem precisa” disse o Administrador Erivaldo Alves.
MAIS INFORMAÇÕES: santamaría.ascom@gmail.com – fone 61 3392 8450

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário